Oficina – Tecnologia assistiva e inclusão escolar

Descrição

A tecnologia assistiva é uma área transdisciplinar que engloba profissionais das áreas da saúde, engenharias, informática e educação. A TA, como é conhecida, pode ser definida como o auxílio para recuperação, facilitação ou substituição da função do ser humano, que permanente ou temporário, teve suas habilidades prejudicadas, criando déficit na sua independência e autonomia. Na área educacional é de suma importância, frente a grande demanda de crianças com deficiências que necessitam de suporte para realizar ações que para as demais são feitas nos moldes convencionais. Estes auxílios podem ser extremamente simples, como um engrossador de lápis feito com material de baixo custo, a extremamente complexo, como captação de movimentos de olhos, como acionamento do cursos do mouse, permitindo total acesso ao computador e até mesmo adquirir escrita através de um teclado virtual. A oficina abordará estas temáticas, discutindo a necessidade de conhecimento de todas as áreas de Tecnologia, Educação e Saúde, para que juntos possam decidir o melhor suporte para as crianças, usando do maior potencial, tanto da tecnologia, quanto de seu usuário.

Régis Nepomuceno

Terapeuta Ocupacional pela Universidade Presidente Antônio Carlos - Minas Gerais. Atualmente é mestrando em Tecnologias da Informação e da Comunicação (Tecnologias Educacionais) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui formação no Conceito Neuroevolutivo Bobath, Cursos de Integração Sensorial e tem experiência nacional e internacional nas áreas de Reabilitação e Inclusão. Criador do Aplicativo Minha Rotina Especial. Assessor de Inclusão e Reabilitação da Inclusão Eficiente.